13 de janeiro de 2026

Com parceria de sucesso, Rosana Puccia e David Pasqua apresentam dois novos EPs

Foto – Antônio Borduque / Divulgação.

Há aproximadamente dez anos, Rosana Puccia conheceu o arranjador, produtor musical, compositor e pianista David Pasqua, e esse acontecimento foi o “divisor de águas” na carreira desta artista que se aventura em soltar a voz e o coração ao papel, isso em paralelo à carreira de professora e cientista na Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo.

“Hoje temos quase 25 canções com letras originais minhas (algumas em inglês), além de inúmeras versões de suas músicas para outras línguas, principalmente o inglês. Tenho, também, 5 letras para outros melodistas, ou seja, virei letrista sob a supervisão do David. Adoro!”, descreve Rosana.

Nesse meio tempo em que ambos se conhecem e dividem o mundo da música, Rosana explica que “ele se interessou pelas minhas interpretações e comecei a gravar uma música inédita atrás da outra. Ser a primeira a gravar uma música me interessa demais porque fica com a minha cara. David me deu essa oportunidade e nosso projeto há 10 anos tem sido gravar e divulgar as suas parcerias.”

O ASSUNTO DE HOJE

Esse casamento musical também está expresso em lançamentos recentes da artista. Um deles, o EP “Pra Agradar Você – Vol. 2”, é o assunto de hoje! Nele, Rosana canta canções compostas em conjunto com Pasqua, ao lado de piano, baixo, bateria, e outros instrumentos adicionais. Como guitarra, violão, cavaquinho e até clarone, tudo arranjado por Pasqua.

“Os arranjos são decididos em conjunto comigo em termos de concepção, mas na prática são realizados por ele [Pasqua]. Normalmente, eu coloco letras em melodias que ele cria. Procuro entender para qual tema a melodia me leva, fechamos esse tema vagamente e as ideias vão chegando. Algumas letras passam por várias edições para ficarem com a sonoridade perfeita. No ‘Vol. 2’, em particular, duas letras surgiram antes, mas somente três das nossas parcerias é assim.”, conta Puccia.

Musicalmente, o EP é uma verdadeira ode aos ritmos populares brasileiros, tendo o jazz (abrasileirado) e o samba como roupagens notórias, mas também transitando por outros gêneros, tais como o blues, o choro, e até mesmo com espaço para alguns elementos da música latina.

Sobre as letras, Rosana comenta: “abordo temáticas diversas como amores que nascem, ou de casal em meio a uma pequena ‘DR’, ou que comemora uma data via um sonho, ou mesmo amor platônico. A forma de abordar esses temas é interessante (acho). Uma canção mostra um triângulo diferente, entre mãe, filha e o samba. Na canção mais animada e dançante, em inglês, o cantor convida a dançar e cantar com ele: essa letra é uma versão que seguiu o tema original, porém conduzido de outra maneira.”

FAIXA-A-FAIXA de “Pra Agradar Você Vol. 2”, nas palavras de Rosana

“Chega De Samba” é um samba-jazz com arranjo para piano, baixo acústico e bateria. A filha, narradora, descobre que a mãe roqueira foi do samba e pede que ela volte para o samba. Temos também o videoclipe com gravação ao vivo dessa música.

“Né, João” é um samba jazz com arranjo para piano, baixo acústico e bateria, além de trombone. Sabe aquela pessoa no casal que fala tanto e com tantos detalhes que a outra pessoa acaba se distraindo? Pois temos aqui uma pequena DR. Temos também o videoclipe com gravação ao vivo dessa música.

“In Futuro/No Futuro” é uma música romântica triste porque a/o personagem vive a situação de um amor não realizado. É um dueto onde eu canto a minha versão em italiano e David Pasqua canta a letra original em português. Arranjo para piano, baixo acústico e bateria, além de violão. Há dois videoclipes no YouTube com gravação ao vivo, ambos emocionantes.

“Choro Pra Estrela” é um choro em arranjo para piano, baixo acústico, bateria, além de violão, clarinete, clarone e pandeiro. O personagem apaixona-se por uma cantora que protagonizava um show que foi prestigiar.

“La Sobremesa Soy Yo” é uma música com vibe latina e ricamente arranjada para piano, baixo, bateria, naipe de metais e percussão. Temos um pianista cubano abrilhantando esse arranjo. A música retrata um sonho, uma surpresa. Confira o videoclipe!

“Samba Da Conquista” é uma samba arranjado para violão, cavaquinho e percussão. Sabe quando você encontra sua passista no meio da multidão e parte para a conquista? É isso. Confira o videoclipe!

“Right Away” é uma música em ritmo de R&B para levantar os ânimos porque convida a cantar e a dançar, em inglês. Irresistível, em arranjo para piano, baixo elétrico, bateria, guitarra e coro. Vale a pena conferir o videoclipe.

ALÉM DESSE, JÁ TEM OUTRO!

No dia 12 de outubro, Rosana e Pasqua arremessaram o EP “Crianças e Pets”, com seis músicas (dessa vez, no entanto, com letras e melodia da própria artista). “Virei compositora incidental, inspirada por crianças e pets reais que ganharam trilha sonora. Como não toco instrumentos, David Pasqua me ajudou a acertar as melodias e fez as harmonias, além de arranjos e a produção musical.”

“Os temas são infantis, mas as músicas, nem tanto. Ficou uma delícia. Agora estamos a todo vapor produzindo todas as músicas antigas e novas de David Pasqua & Rosana Puccia, além das nossas músicas com outros parceiros, incluindo as músicas infantis do David. A lista é enorme porque quero que todo esse repertório esteja disponível nas plataformas digitais para ser apreciada por quem se interessar. Quanto à volta dos shows com público, será paulatina.”

FICHA TÉCNICA de “Pra Agradar Você Vol. 2”

Músicas de David Pasqua

Letras de Rosana Puccia

Arranjos e produção musical de David Pasqua (Estúdio Fábrica)

Mix e master: Nobilemix

1. Chega de Samba

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

2. Choro pra Estrela

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Clarinete e clarone: Billy Magno

Violão: Ed Vianna

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria e pandeiro: Edson Ghilardi

3. La Sobremesa Soy Yo

Voz: Rosana Puccia, voz

Piano: Hanser Ferrer, piano

Piano: David Pasqua, piano

Saxofone: Rogério Espírito Santo

Trompete: Julio Cesar Ferreira

Trombone: Danilo Correa de Campos

Percussão (conga, chachabell, guiro): Franklin Santos

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Lael Medina

4. Né, João?

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Violão: Ed Vianna

Trombone: André Tinoco

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

5. No Futuro/In Futuro

Voz: Rosana Puccia

Piano e voz: David Pasqua

Violão: Ney Marques

Baixo acústico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

6. Samba da Conquista

Voz: Rosana Puccia

Cavaquinho: Edson Negrita

Violão: Silas Lopes

Percussão: Caio Bianchezi e Marcelo Demoro

7. Right Away

Voz: Rosana Puccia

Piano: David Pasqua

Guitarra elétrica: Diogo Trindade

Baixo elétrico: Marcelo Rocha

Bateria: Edson Ghilardi

Backing vocal: Ana Bakana, David Pasqua, Denise Machado, Miriam Alborghetti,

Ralmer Rigoletto, Rosana Puccia, Zecca Dourado

Versão em inglês de Rosana Puccia para letra original “Por um Triz”, de Zecca

Dourado

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

Resenha do filme “O Dia em que Dorival Encarou o Guarda”, de 1986 (por Tiago

Olá a todos! Feliz ano novo! Vida longa e prospera! Bom, a primeira obra do ano se chama “O Dia.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

César Revorêdo: história íntima da solitude

O fimlimite íntimonada é além de si mesmoponto último. Orides Fontela 1. Prelúdio Essa nova série do artista visual Cesar.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

Goreth Caldas: um sistema de metáforas (das tantas esperas)

Entre os escaravelhos e o arbustodo peito frágil existemsegredos buscando alívioatravés de sussurros. Henriqueta Lisboa 1. Goreth Caldas (Caicó, 1958), embora.

LEIA MAIS