13 de junho de 2024
Notícia

Festival em Florianópolis reúne Tulipa Ruiz, Jorge Aragão, Nação Zumbi, Liniker e outros

A cada ano que passa, dizer que o Brasil está se tornando ‘o país dos festivais’ não é exagero. De Norte a Sul, a música tem tomado conta e o ARVO Festival é um dos pioneiros neste movimento em Santa Catarina. Chegando em sua oitava edição no dia 28 de Outubro, em Florianópolis, o festival divulga as primeiras atrações confirmadas: Tulipa Ruiz, Jorge Aragão, Liniker e Nação Zumbi. As vendas oficiais de ingressos começam nesta quarta, dia 05. Informações aqui.

Desde 2018, os sócios André Costa Nero e André Pardini, vem promovendo em Florianópolis artistas que se destacam no cenário nacional da música brasileira, assim como artistas locais, a fim de fomentar a cena. É algo inédito no estado, conhecido muito mais pelas suas festas de música eletrônica. “Nossa ideia foi quebrar um pouco um certo entendimento de que aqui o que vira é só o eletrônico. Se tem dado certo? Bom, já tem cinco anos que temos feito isso e o retorno tem sido incrível. Percebemos que muitos artistas estão há anos sem vir aqui, como é o caso da Tulipa que desde 2014 não se apresenta em Florianópolis. Então, o público entende o festival como esse lugar de trazer atrações que furam a bolha e que apresentam um Brasil mais plural, como é de fato”, diz Costa Nero.

As atrações

Enquanto HabEx (Habilidades Extraordinárias, quinto disco e mais recente álbum de inéditas) continua sua turnê de lançamento, a multiartista Tulipa Ruiz convida o público do ARVO para acompanhá-la em um passeio por sua carreira em um show no qual canta hits, composições que ama e canções ainda não gravadas por ela. Em sua fase atual, Tulipa vive um momento de profundo entrosamento com o power trio (Gustavo Ruiz, guitarra, Samuel Fraga, bateria, Gabriel Mayall, baixo), responsável pelos arranjos ágeis e a sonoridade pesada do seu repertório. Celebrada como uma das vozes mais potentes de sua geração e uma das grandes compositoras da música atual, Tulipa é vencedora do Grammy Latino entre outros prêmios. 

O cantor e compositor Jorge Aragão traz para o palco do festival o seu mais recente projeto, lançado em 2021, Jorge 70: Ao Vivo em São Paulo. No show do álbum – inédito em Florianópolis – ele apresenta inéditas e releituras de seus grandes sucessos, além de celebrar a alegria e a resistência da arte popular brasileira.

Já Liniker chega com o show do álbum Indigo Borboleta Anil, que recebeu três indicações ao Grammy Latino 2022 e levou o prêmio de “Melhor álbum de música popular brasileira”, tornando Liniker a artista brasileira com mais indicações ao prêmio neste ano e a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy.

Uma das bandas mais importantes e revolucionárias da música brasileira, a Nação Zumbi marcou uma geração de jovens com sua sonoridade única e marcante. E chega com todo o peso e ritmo num show que vai contar com os sucessos da carreira e versões de músicas importantes na história do grupo formado por Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo) e Toca Ogan (percussão), além dos músicos convidados Marcos Matias e Da Lua (alfaias), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra). Recentemente, “Da Lama Ao Caos” foi eleito o melhor disco já feito no Brasil nos últimos 40 anos em uma enquete feita pelo jornal O Globo com 25 especialistas de todo o país.

Sustentabilidade

Falar do ARVO e não falar de sustentabilidade não é possível. Tendo como a sua principal bandeira “Música e Sustentabilidade”, atuar de forma responsável no meio ambiente é um dos pilares fundamentais do festival, e com certeza o grande diferencial que promove, tanto na experiência do público quanto na geração positiva de impacto socioambiental. 

Em 2022, o evento conseguiu uma redução de 94% na geração de lixo que é desviada do aterro sanitário e a neutralização dos GEE (gases de efeito estufa) gerados. Devido ao gerenciamento dos resíduos e sua destinação correta, deixou de emitir cerca de 0,66t CO2 e, com isto, aproximadamente 92% das emissões relacionadas aos resíduos sólidos foram evitadas. Outras ações de boas práticas compõem o festival: fomento à agricultura familiar,

redução de danos, produtos biodegradáveis ou reutilizáveis, recolha segregada de bitucas de cigarro, pop store por mulheres e a doação de alimentos não perecíveis.

Dessa forma, o ARVO normaliza a baixa geração de resíduos, promove a reciclagem e compostagem, fomenta o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, neutraliza sua pegada de carbono e aposta na conscientização ambiental através da experiência, misturando arte e engajamento ecológico.

SOBRE ARVO FESTIVAL

O ARVO é um festival de música brasileira que nasceu para transformar o comportamento e o consumo de música e cultura em Florianópolis. Aproximadamente 21 mil pessoas passaram pelas 7 edições realizadas entre 2018 e 2022 com mais de 96 horas de programação musical que contou com: Luedji Luna, BNegão e os Seletores de Frequência, Lamparina e a Primavera, Tuyo, Academia da Berlinda, Castello Branco, Dandara Manoela, Dingo Bells, Trombone de Frutas, Trabalhos Espaciais Manuais, Samuca e a Selva, Abraskadabra, Sun Sweet Sun, Noahs, Gilsons, Majur, Marina Sena, Kia Sajo, Dona Onete, Mariana Aydar, Potyguara Bardo, Jean Tassy, Julio Secchin, Bixiga 70, Heavy Baile, Afrocidade, Aláfia FT Dimelo, Bala Desejo, Orquidália, Jesus Lumma, The Cegus, Gelpi, BaianaSystem, Leci Brandão, Juliana D´Passos, Elo Gonzaga, Julia Maria e Jandira Souza. 

SERVIÇO

Arvo Festival 2023 com Liniker, Nação Zumbi, Tulipa, Jorge Aragão e muito mais.

Data: 28 de outubro

Horário: a partir das 14h e até às 04h

Local: Império das Águias – Servidão Arina Paschoal, 1313 – Campeche, Florianópolis

Informações e ingressos: http://instagram.com/arvofestival 

CRÉDITOS

Capa da publicação | Tulipa Ruiz por Kendy Higashi

Texto da assessoria de imprensa (Café 8)